sábado, 11 de fevereiro de 2012

Operação apreende 1.500 pés de maconha em Zé Doca

Uma operação desencadeada pela Polícia Civil de Zé Doca apreendeu cerca de 1.500 pés de maconha em três roças, no povoado Santa Helena, na localidade Ilha do Peixe Insosso, a 20 km de Zé Doca. A operação que tem o mesmo nome da ilha ainda efetuou a prisão de duas pessoas responsáveis pelo cultivo da plantação.
De acordo com o delegado regional de Zé Doca, Luís Cláudio Balby, a operação Peixe Insosso culminou após dois meses de investigações sobre várias denúncias indicando três roças de maconha naquele povoado. Uma das safras, segundo as informações, já estaria pronta para colheita.
Diante das informações, policiais civis realizaram buscas e levantamentos no local e comprovaram a existência da plantação.
No local foram encontrados aproximadamente 1.500 pés de maconha, recém-semeados. “Em pouco mais de três meses toda a maconha já estaria pronta para comercialização”, adiantou o delegado Balby.
No local da apreensão foram detidos Francisco José Ribeiro, 72 anos, natural de Monção, já com passagem por envolvimento com tráfico; e Cícero Costa de Macedo, 43 anos, também natural de Monção. No momento da prisão, Cícero se preparava para irrigar a plantação.
Segundo o delegado, um terceiro envolvido conseguiu evadir-se do local. João batista Costa de Macedo, irmão de Cícero Macedo, ao perceber a chegada da polícia, empreendeu fuga em uma moto modelo Honda POP, de placa NWU-5253.
A moto foi localizada logo em seguida, junto com uma outra moto, de propriedade de Cícero, uma Honda Fan Ks de cor preta, sem placa.
Os acusados, assim como as motos apreendidas foram encaminhados para a Delegacia Regional. Os detidos foram autuados por tráfico e associação ao tráfico, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.
Ainda de acordo com o delegado Balby, o dono do terreno, que não teve o nome revelado, será intimado para prestar esclarecimento quanto ao uso de sua propriedade para plantação de drogas.
As investigações prosseguirão para que sejam identificadas outras possíveis pessoas envolvidas com a ação. 
Fonte: Imirante