quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma: tempo de rezar mais e se aproximar de Deus

Em uma entrevista para o Portal Acessepiauí Padre Lauro de Deus fala da importância da quaresma para as pessoas, quais as recomendações que a Igreja faz para o período e afirma que, atualamente, as pessoas não seguem mais as recomendaçãoes da Igreja como antigamente, mas que isso não é ruim "Hoje os que fazem, embora seja em um número menor que antigamente, fazem com uma consciência maior, sabendo o que estão fazendo."
O que é a quaresma?
A quaresma está relacionada com um tempo de mais reza, mais sacrifício, mais recolhimento, mais ajuda aos necessitados. Não significa que isso só se faça na quaresma, se intensifica isso nesse período para que a pessoa não esqueçam que durante toda a vida deve fazer isso. E por que é importante? Porque ajuda a pessoa entender as coisas, quando a pessoa está buscando só a satisfação, quando a pessoa está indo no seu caminho da vida sem enfrentamentos é mais cômodo, mas a pessoa não aprende. É nos desafios e nos enfrentamentos que a pessoa aprende. Então a quaresma foi instituída pela igreja porque a Bíblia fala de alguma experiência que o povo de Deus teve relacionada ao número 40. Baseada nisso a Igreja estipula a quaresma para que possamos viver a mesma experiência que aquele povo teve, são outras situações, mas a experiência é a mesma. E aquele povo que enfrentou a caminhada do deserto, o exílio da Babilônia, a escravidão do Egito, aquele povo venceu, nós também podemos vencer.
Quais as recomendações da Igreja para o período da quaresma?
A igreja nos faz as recomendações. Quais são elas? Rezar mais porque na oração a gente se aproxima mais de Deus, a gente deve fazer algum sacrifício para saber que existem pessoas que passam por aquela situação e fazendo esse sacrifício a gente é solidária a essas pessoas. Existe também o jejum que significa também não só deixar de comer carne para comer peixe, você faz essa troca porque o peixe é uma comida mais leve, e o peixe lembra muito a sacrifício de Cristo com os discípulos, quando eles sentiam fome eles pescavam, e sobretudo é para você trocar um alimento melhor por um alimento pior para que você sinta o dor de quem passa fome, de quem se alimenta mal. E aquilo que você deixou de comer bem e deixou em quantidade também porque você come em quantidade menor, você dá para alguém que precisa mais do que você. Na verdade a Igreja propõe o consumo do peixe e não da carne apenas na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da paixão, nas sextas-feiras da quaresma as pessoas fazem essa escolha por opção.
Essas recomendações da Igreja são seguidas como antigamente?
Essas recomendações não são seguidas como antigamente, e tem um lado positivo hoje, muita gente antigamente praticava isso por tradição, mas sem refletir o verdadeiro costume, o sentido profundo dessas atitudes. Nos dias de hoje, embora, o número de pessoas que façam isso seja um número menor deixam transparecer uma verdade maior nessas atitudes. Hoje os que fazem, embora seja em um número menor que antigamente, fazem com uma consciência maior, sabendo o que estão fazendo.
O que a Igreja propõe com o tema Fraternidade e Saúde Pública?
A igreja propõe uma saúde pública que realmente contemple a parte mais pobre, uma saúde pública, que não deixe o pobre esperando dias e dias por uma cirurgia, propõe que a saúde que chega às pessoas mais pobres seja com qualidade, sugere uma melhor estrutura aos lugares onde as pessoas têm a sua saúde tratada porque ainda são estruturas precárias, veja em quantos hospitais públicos, por exemplo, existem questões de contaminação, pessoas que às vezes pegam bactérias, fungos, vírus porque foram para uma UTI de um hospital. Mas a Igreja quer também conscientizar a população de que ela tem uma responsabilidade para cobrar dos poderes públicos, porque os recursos são do povo pagos através dos impostos, então é muito importante essa conscientização, mas é claro que isso com muita responsabilidade sem depredar o patrimônio público porque se for assim vai é piorar as condições, tem que ser se organizando, pensando no bem coletivo. Uma grande preocupação nossa é em relação à saúde dos idosos, porque eles não precisam só de medicamentos, mas de atenção, carinho, oportunidades para que possam desenvolver atividades que estejam ao seu alcance, dentro de suas possibilidades físicas e mentais. Nossa igreja aqui mantém alguns idosos, um exemplo é a Casa Frederico Ozanan na zona Norte, outro é o Abrigo São José lá no São Cristóvão. Um também é que a Caminhada da Fraternidade tem boa parte de seus recursos destinada à saúde pública através da ASA (Ação Social Arquidiocesana). Esses são exemplos concretos de poucos recursos muito bem aplicados que dão resultados positivos.