sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Tartaruga com características de duas espécies desova no litoral do Piauí

Nessa madrugada, dia 03, a equipe técnica do Projeto Tartarugas do Delta, flagrou uma tartaruga marinha desovando na praia do Arrombado, município de Luís Correia. A tartaruga tinha aproximadamente 97 cm de comprimento e não tinha marcação nas nadadeiras.
- O trabalho vem sendo realizado através de monitoramentos noturnos respeitando os horários da maré. Todas as observações são anotadas: horário da maré, lua e características externa da tartaruga. Inclusive, um fato curioso, é que esta fêmea apresentava características de espécie híbrida, ou seja, com estruturas diferentes da espécie padrão – revela a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana.
De acordo com a coordenadora, a tartaruga-de-pente possui uma cabeça estreita e um bico pontiagudo, com quatro pares de placas (ou escudos) pré-frontais. Difere das demais tartarugas marinhas por possuir uma carapaça com escudos dorsais sobrepostos e escudos marginais serrilhados (dando o aspecto de pente).
- A fêmea flagrada nessa madrugada apresentava a cabeça com característica da tartaruga de pente, entretanto sua carapaça (casco) não possuía placas serrilhadas. O que sugere a hipótese de ser uma espécie híbrida – revela.
Existem pesquisas  de estudos genéticos realizadas pelo projeto TAMAR/ICMbio com informações mais específicas sobre o assunto.