quarta-feira, 21 de março de 2012

Deu no portal AZ

Difamação
Demitido do cargo de juiz leigo do Juizado Especial de Parnaíba, o advogado Francisco Rodrigues da Silva endereçou extensa, laudatória denúncia à OAB contra os juízes de Direito Júlio César Menezes Garcez e Stefan Oliveira Ladislau, apontando um suposto conluio deles com alguns advogados que militam na área.
Os juízes consideram essa uma infame campanha difamatória.
Inusitado
Mas quando souberam da manifestação do advogado, os juízes produziram um fato no mínimo inusitado: eles próprios tomaram a iniciativa de exigir que o Ministério Público apure as denúncias e, também, que a Corregedoria do TJ os investigue.
E, depois de tudo esclarecido, vão processá-lo.
Reação à mudança
O advogado chega a alegar ‘troca de favores entre Júlio César Garcez e Stefan Ladislau, denunciando que ambos trocaram sentenças em benefício próprio, fato que os magistrados consideram uma ‘vã tentativa de desqualifica-los’.
Francisco Rodrigues da Silva foi demitido pela presidência do TJ por não aceitar as mudanças feitas por Júlio César no Juizado, principalmente em relação à sua baixa produção.
Produtividade
Para se ter ideia da baixa produtividade do então juiz leigo Francisco Rodrigues, o juiz Júlio César destaca que se parasse de entrar processos hoje, naquele anexo, ainda assim seriam necessários no mínimo cinco anos para que todos esses processos virtuais fossem analisados.
OAB apura
A OAB apura o fato, centrando também na questão da quebra de sigilo de informações que Francisco Rodrigues divulgou relacionadas aos advogados citados por ele como metidos em supostas irregularidades.
O interessante é que a mudança atingiu a todos os juízes leigos do Juizado, mas somente Francisco reagiu.