segunda-feira, 19 de março de 2012

Nascem os primeiros filhotes de tartaruga da temporada no Piauí

Nasceram os primeiros filhotes de tartaruga marinha da temporada reprodutiva 2012 no litoral do Piauí. No final da última semana, 129 filhotes de tartaruga-de-pente, a segunda espécie mais ameaçada de extinção, foram colocados no mar na praia do Arrombado, em Luís Correia (a 345 km de Teresina).
A temporada reprodutiva do litoral piauiense teve início em dezembro, com a subida de uma tartaruga-de-pente flagrada saindo da água no final da tarde do dia 25, na praia do Itaqui, em Luís Correia. 
“Além desta, tivemos mais duas ocorrências, confirmadas após o nascimento de filhotes. Nesse período fica complicada a realização do trabalho por causa da circulação de veículos na praia, dificultando a visualização das marcas deixadas na areia” relata a coordenadora Técnica do Projeto Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Magalhães.
Entretanto, os técnicos do Tartarugas do Delta, projeto patrocinado pela Petrobras, realizam de forma intensa o monitoramento dos ninhos confeccionados na areia, principalmente no trecho entre a praia do Coqueiro até o Arrombado. Quando confirmado esses ninhos são protegidos (cercados), sinalizados e monitorados para garantir um melhor desenvolvimento dos filhotes.
A soltura foi realizada com a presença de algumas pessoas da comunidade que tinham interesse em conhecer de perto o trabalho.
“Entendemos que a educação ambiental pode ser utilizada como ferramenta importante nesse trabalho de conservação, mas para isso, se faz necessário que as pessoas percebam os elementos da natureza e possam compreender melhor a importância das espécies para manutenção e equilíbrio do meio em que vivemos. A presença de tartarugas marinhas em nossas praias simboliza que ainda vivemos em áreas saudáveis”, finalizou a bióloga Werlanne.