segunda-feira, 19 de março de 2012

Pesquisa eleitoral esconde nome de pré-candidato a prefeito em Buriti dos Lopes

Uma pesquisa sobre as eleições municipais para prefeito de Buriti dos Lopes feita por um Instituto de Teresina, a pedido sabe lá de quem, deixou de fora o nome de um dos principais pré-candidatos da disputa: Toinho Tavares o Pavão (PV). No levantamento constavam apenas os nomes de Junior Percy (PTB), Bernildo Val (PR), Batista Brito (PC do B) e Pieca (PSB).
A pesquisa era feita nos moldes, estimulada e espontânea e desenhava ainda vários cenários em seu levantamento, mas todos sem o nome de Toinho Tavares. Uma das entrevistadas Eulália Castelo Branco que recebeu a visita de pesquisadores em sua residência ficou surpresa com a exclusão do nome de um dos maiores pré-candidatos ao cargo de prefeito do município.
Quando questionada pela entrevistada, o pesquisador não soube informar o motivo da ausência do nome do ex-prefeito na lista e respondeu ainda que fazia parte de um “Instituto de Pesquisa de Teresina de nome Capta Vox”, só que não apresentou nenhum crachá da empresa, o que levantou suspeita sobre a veracidade da informação.
A ausência de um dos principais nomes da disputa não é uma postura correta com a população buritiense. Será que foi um simples esquecimento? Houve erro? Quais são os interesses por trás disso?
É realmente de estranhar a ausência do nome de Tavares na pesquisa. Se não tiver nenhuma explicação, a pesquisa é ruim. Nesse instante, não faz sentido a exclusão. Pavão é um participante a ser considerado, indiscutivelmente. Ele já vem aparecendo em constantes conversas políticas e discussões cotidianas de populares.
Embora não tenhamos detalhes de como a “pesquisa” foi encomendada e consequentemente realizada, ignorar o nome de Toinho Tavares nos causa estranheza quanto aos métodos que foram adotados e encomendados para essa “pesquisa”.
Fonte:  Frank Cardoso / Foto: Rurik Araújo (Portal Boca do Povo)