quinta-feira, 12 de abril de 2012

Cinzas de Chico Anysio são lançadas sobre serra de Maranguape, no Ceará

A mulher de Chico Anysio, Malga Di Paula, e o filho do comediante, André Lucas, lançaram parte das cinzas de Chico Anysio sobre a serra da cidade de Maranguape em um sobrevoo de helicóptero no fim da manhã desta quinta-feira (12). O governador do Ceará, Cid Gomes, acompanhou a família. Chico Anysio morreu de falência de múltiplos órgãos, aos 80 anos, em 23 de março. No estádio de futebol de onde partiu o helicóptero com as cinzas, Malga pediu que os presentes cantassem parabéns ao humorista, que faria 81 anos nesta quinta. No Ceará, é comemorado nesta quinta-feira (12) o Dia do Humorista em homenagem ao dia do nascimento de Chico Anysio.
Dezenas de carros de autoridades, amigos e fãs acompanharam o cortejo entre o teatro que recebeu as cinzas até o estádio de futebol Moraizão, em Maranguape, de onde o helicóptero partiu com os restos mortais do comediante. Ao longo da rodovia, entre a capital cearense e a cidade natal de Chico, muitos moradores assistiram ao cortejo e acenaram com flores e bandeiras de Maranguape.

Antes, em rápida cerimônia no teatro Chico Anysio, no Bairro Benfica, em Fortaleza, Malga Di Paula cantou para Chico a música Soleando, do cantor Moacyr Franco. Com os versos "Pra muito longe vai essa canção / Rasgando o céu como uma oração / Ela vai dizer ao seu coração / Que eu te quero mais / Mais que a salvação", a viúva emocionou fãs e humoristas presentes no auditório do teatro. ''Casei com um homem 39 anos mais velho do que eu, mas nunca esperei por esse momento de despedida. Prometi ao Chico que estaria com ele até o fim e hoje estou devolvendo ele para vocês'', disse Malga.
No estádio Moraizão, o filho André Lucas disse que a família de Chico Anysio guarda carinho pelo Ceará. "A gente terá muito carinho por Maranguape e pelo Ceará para sempre", afirmou. Após o coro que cantou parabéns pelo data do aniversário de Chico Anysio, Malga Di Paula recordou uma história contada pelo humorista. "Há exatamente 81 anos, quando Chico nasceu em frente a casa dele de uma árvore cheia de pássaros. A parteira disse para mãe dele que ele seria um menino muito feliz. E, hoje, posso dizer que ele foi uma pessoa muito feliz", disse.
HomenagensUm grupo de maranguapenses esperava pelo cortejo com as cinzas do conterrâneo na entrada da cidade. "Estamos aqui para fazer uma última homenagem para ele", disse a auxiliar administrativa Veneranda Vitória que estava acompanhada das colegas de trabalho e das duas chefes. "Não podemos ir ao estádio por causa do traballho, então, combinamos ficar aqui na estrada para vê-lo passar", afirma a assistente social Rose Araújo.
A aposentada Margarida Silva Costa, de 75 anos, foi do município de Maracanaú e chegou cedo ao estádio Moraisão. "Disse ao meu filho para não marcar nenhum passeio hoje porque queria estar em Maranguape para ver as cinzas do Chico", afirma. Sob sol forte, ela esperava pela chegada do cortejo ao lado de Lizziane Sales Moreira, de 15 anos. A adolescente maranguapense também fez questão de acompanhar o momento. "Admiro muito o Chico Anysio, apesar do pouco tempo que tive para conhecer a carreira dele", conta.
Pedido
O humorista deixou uma carta pedindo que suas cinzas fossem lançadas sobre os dois lugares onde ele foi mais feliz: a cidade natal e os estúdios da Central Globo de Produção (Projac), no Rio, onde seus personagens ganharam vida. Em 31 de março, Malga e dois filhos de Chico, Nizo Neto e Bruno Mazzeo, despejaram as cinzas na mata vizinha ao Projac em sobrevoo de helicóptero. 
A cerimônia de cremação ocorreu em 25 de março, após missa de sétimo dia, no Rio de Janeiro e reuniu familiares e amigos no Crematório da Santa Casa da Misericórdia, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária da cidade.
Carreira
Ao longo de 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade. Ele deixou oito filhos.
Poucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados - do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.
Fonte: O Globo