quarta-feira, 11 de abril de 2012

Criador do Commodore e fundador da Atari morre aos 83 anos

Jack Tramiel, pioneiro que fundou a companhia que criou o Commodore 64 e ajudou a popularizar os computadores, morreu no último domingo, aos 83 anos, nos Estados Unidos. Leonard, filho de Tramiel e físico, confirmou a morte do pai.
Tramiel era um polonês filho de imigrantes judeus que sobreviveram ao campo de concentração de Auschwitz. No final dos anos 40, ele foi viver nos Estados Unidos, onde começou sua carreira fazendo a manutenção de máquinas de escrever para o Exército norte-americano.
Mais tarde, lançou sua própria companhia de conserto de máquinas de escrever, a Commodore International, que evoluiu para fabricante de calculadoras e, depois, para os computadores pessoais, no começo dos anos 1980. "É hora de criar computadores para as massas, não para as classes", dizia.
Em 1982, a companhia lançou o Commodore 64, PC doméstico que se tornou um dos modelos mais populares de todos os tempos, vendendo mais de 17 milhões de unidades em dois anos. Em 1984, forçado a sair da companhia que fundara, Tramiel comprou uma divisão da Atari e formou a Atari Corporation.
Em 1996, retirou-se dos negócios e foi viver com a mulher Helen em Monte Sereno, na Califórnia. Tramiel deixa, além da mulher, três filhos: Samuel, Leonard e Garry.
Fonte: Jornal do Brasil