segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pacientes formam filas para serem atendidos por Mão Santa

Mão Santa volta a fazer sucesso na medicina

Após 40 anos ocupando mandatos políticos, de forma ininterrupta, o ex-governador e ex-senador Francisco de Assis de Moraes Sousa, o Mão Santa (PSC), de 69 anos, voltou para o consultório médico e sala de cirurgia. Em um humilde consultório na Casa de Misericórdia, em Parnaíba (345 km de Teresina), sua cidade natal, Mão Santa está atendendo, gratuitamente, uma média de 400 pacientes por mês. 
Quase todos os dias, uma fila de pacientes se forma no lado esquerdo da Santa Casa de Misericórdia, onde fica a entrada do consultório de Mão Santa, para se consultarem com o governador do Piauí por dois mandatos, o primeiro a ser reeleito na história do Estado, ex-senador, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Parnaíba.

“Todos os dias são atendidos mais de 20 pacientes. Todos fazem questão de serem atendidos por Mão Santa”, afirma a enfermeira Isabel Maria Costa, antiga colaboradora de Mão Santa e responsável pela triagem dos pacientes, já que se alguns deles têm problemas cardíacos, vão logo transferidos para os cardiologistas da mesma Santa Casa de Misericórdia.
Mão Santa fala que seu pai e sua mãe ajudaram no funcionamento e no crescimento da Santa Casa da Misericórdia.
Ele lembra que os dois faziam campanhas para arrecadar recursos para o hospital.

Formado em Medicina em 1966, pela Universidade Federal do Ceará, residente no Rio de Janeiro e pós-graduado em Clínica Geral, Mão Santa voltou ao Piauí para trabalhar como cirurgião, quando surgiu o apelido “Mão Santa” por causa dos resultados das cirurgias.

“Eu opero muito. Eu preparo os doentes e participo das cirurgias com o diretor do hospital, Francisco Pires. Eu voltei a atuar como médico porque gosto de estudar”, afirmou Mão Santa, mostrando os livros de Medicina em que estuda indicados por sua filha, a médica dermatologista Daniela de Moraes Souza, hoje integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia,que aplicou botox em seu rosto para amenizar as rugas. “Vou receber injeções na cara. Vou ficar mais bonito do que o Hugo Napoleão”, acrescentou o ex-governador em referência ao deputado federal do PSD e também ex-governador. 
Pacientes aprovam atendimento
O aposentado Raimundo Nonato de Araújo, de 83 anos, foi se consultar com Mão Santa por causa do inchaço das pernas e das dores que estava sentindo.

“É meu médico antes de ser prefeito de Parnaíba, é um santo. Sempre atende a gente bem”, afirmou Raimundo Nonato de Araújo, que chegou ao consultório de Mão Santa. O ex-governador perguntou se Raimundo Nonato não queia ser seu vice, já que disputará nas eleições municipais deste ano a Prefeitura de Parnaíba.

“Eu atendo sempre os muito pobres. Eu opero com o clínico cirúrgico e estou sempre estudando e aprendendo mais”, acrescentou Mão Santa.

A lavradora Maria do Rosário Sousa, de 72 anos, afirmou que procurou se consultar com Mão Santa por ele ser seu médico há várias décadas.

“Quando eu me sinto indisposta e com algum problema de saúde, venho procurar Mão Santa. Não deixo problemas de saúde para resolver depois, Mão Santa é um bom médico e uma pessoa maravilhosa”, falou Maria do Rosário Sousa.

Fonte: Jornal Meio Norte/ Efrém Ribeiro