sexta-feira, 20 de abril de 2012

Piauiense constrói barco no quintal de sua casa e deseja atravessar o Oceano Atlântico

O barco foi construído durante quase oito anos e só agora pode ser inaugurado com toda segurança que são exigidas pela Marinha Brasileira.

“Sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder...”. O trecho da música interpretada por Maria Betânia traduz um sonho que se transformou em realidade através do piauiense Paulo Afonso, 61 anos, que construiu um veleiro com as próprias mãos no quintal de sua casa, em Teresina.

Barco no quintal em fase acabamento(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Barco no quintal em fase acabamento

O veleiro Aragem, que possui 11 metros, foi içado na manhã desta sexta-feira (20) por dois guinchos que o colocou no Rio Poti para que começasse a viagem com destino a Luís Correia, mas Paulo Afonso não para por aí e deseja ir até a Austrália no seu barco.Barco com o guincho(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Barco com o guincho
“Ao construir o Li-Si-Ri, meu primeiro barco, novos horizontes se abriram. Logo pensei na construção de outro barco bem maior, que me permitisse não só pequenos cruzeiros litorâneos, com necessários, confortáveis e seguros pernoites, mas também viagens mais longas e eventualmente uma travessia, quem sabe?", afirmou Paulo Afonso.

Imagem interna(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Imagem interna

O barco foi construído durante quase oito anos e só agora pode ser inaugurado com toda segurança que são exigidas pela Marinha Brasileira. Além do desafio de colocar em prática um projeto inovador no Piauí será possível também ressaltar a questão da navegabilidade dos rios Poti e Parnaíba.Paulo Afonso(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Paulo Afonso
Guinchos no barco(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Guinchos no barco
Barco sendo içado(Imagem:Brunno Suênio/GP1) 
Barco sendo içado
Por  Brunno Suênio/GP1