terça-feira, 3 de abril de 2012

Tartarugas do Delta registra o maior índice de natalidade por ninho

O ninho feito por uma tartaruga marinha da espécie ‘de pente’, a segunda mais ameaçada de extinção, na praia do Arrombado em Luís Correia, litoral do Piauí, chamou atenção dos biólogos do Projeto Tartarugas do Delta no último final de semana.
Nele, os técnicos do projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, contabilizaram quase 200 ovos, dos quais nasceram 172 filhotes. O número está bem acima da média de natalidade por ninho da espécie e surpreendeu os biólogos por ser o maior número já contabilizado no litoral do Piauí.

- Aqui no Piauí é mais comum encontrarmos ninhos com nascimento entre 100 e 120. Essa quantidade de 172 filhotes pra nós é bastante significativa, e mostra que a fêmea que fez esta postura de ovos está no auge de seu comportamento reprodutivo – explica a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, Werlanne Magalhães.
Após a eclosão dos filhotes, foi realizada a soltura dos animais no mar com a presença de membros da comunidade, professores universitários, crianças e empresários do setor de turismo da região da APA Delta do Parnaíba. Segundo a técnica Edlayne Mendes, essa é uma forma de aproximar a população e sensibilizá-la quanto ao trabalho de preservação feito pelo projeto.
- Definitivamente é um roteiro muito interessante, as pessoas podem vir aqui e além de conhecerem as belas paisagens da região, ainda têm a oportunidade de acompanhar a soltura dessas tartaruguinhas. Isso é um espetáculo! – cravou o operador de turismo, Alessandro Schwonka.
Até o momento o Projeto Tartarugas do Delta já contabilizou 28 ninhos no litoral do estado, a maioria está concentrada no trecho de praia entre o Coqueiro e Carnaubinha. A temporada reprodutiva da tartaruga marinha na costa do Piauí tem previsão de se estender até o mês de julho.