segunda-feira, 23 de abril de 2012

Wilson reune-se com Dilma e leva plano contra seca

O governador Wilson Martins apresentou, durante reunião com a presidente Dilma Rousseff, demais governadores do Nordeste e os ministros da Integração Nacional, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social, em Aracaju (SE), um documento com um conjunto de propostas de combate à estiagem. 
O documento foi dividido em três eixos: propostas já cadastradas no Sistema Nacional de Convênios, novas propostas de curto prazo e propostas de solução definitiva para a convivência com a estiagem no semiárido.
Até o momento, 83 municípios do Piauí decretaram situação de emergência por conta da seca. O Ministério da Integração Nacional já reconheceu 66 deles. “Na prática, a estiagem comprometeu todo o semiárido piauiense, abrangendo 151 municípios, e outros que estão fora dessa região, como Curimatá”, afirmou Wilson Martins.
Dentre as ações já cadastradas no Siconv estão atendimento aos 53 municípios com situação de emergência inicialmente reconhecida pelo Governo Federal, incluindo abastecimento de água via carro-pipa, cestas básicas e ração animal (já com autorização de R$ 15 milhões pelo MI); execução da segunda etapa do programa de construção de pequenas adutoras (em 2010, foram construídos mais de 1.600 quilômetros); implantação, recuperação ou ampliação de 280 sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais dentro do programa Água para Todos; construção de 139 pequenas barragens de acumulação de água em 50 municípios (para consumo animal); implantação de 8.264 unidades modulares de irrigação como forma de estímulo à atividade produtiva.
Já entre as novas medidas de curto prazo, o governador Wilson Martins solicita a liberação do Bolsa Estiagem para 60 mil famílias, antecipação do Seguro Garantia Safra para 84 mil famílias, disponibilização subsidiada de ração e grãos para alimentação animal; liberação do Seguro Proagua; equipamento de 1.100 poços tubulares comunitários tamponados; construção de cisternas; subsídio da eletrificação rural para irrigação; liberação de financeiro (já empenhado) de obras de segurança hídrica em andamento (Barragem de Atalaia e Barragem de Serra do Brejo); liberação de emendas de bancada ao Orçamento Geral da União 2012 para construção das Barragens de Milagres e Tinguis.
As propostas de solução definitiva para a convivência com o semiárido são: captação de água subterrânea de 37 poços profundos já perfurados e tamponados no aquífero Cabeças, no Vale do Gurguéia, abrigando reservas totais de 310 bilhões de metros cúbicos de água de excelente qualidade para abastecer 600 mil pessoas em 42 municípios do semiárido; estudo de previabilidade para transposição de água do Rio São Francisco para a região semiárida no sistema Sobradinho-Paulistana.