O projeto já foi aprovado no Senado com o apoio do senador Álvaro Dias, que assumiu a relatoria da matéria. Na Câmara Federal, o deputado Paulo Renato, ex-ministro da Educação, é o relator.
Mão Santa defende que uma regionalização no ensino superior entre as cidades do Piauí Ceará e Maranhão. Segundo o parlamentar, cerca de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a mudança.
“Quero crer que possamos transformar esse campus avançado João Paulo dos Reis Velloso na segunda universidade federal do Piauí, a Universidade do Delta. Isso porque Minas têm umas seis federais; Paraíba tem umas duas; Ceará tem. É lícito que o Piauí tenha transformado o seu campus avançado”, afirmou.
O projeto de lei do senador Mão Santa cria uma nova universidade no Piauí, de maneira que o campus deixa de ser vinculado à administração da UFPI e passa a pertencer a uma nova instituição. Dessa forma, mais recursos serão destinados para a nova universidade e a estrutura para atender aos estudantes da região e outros estados será muito melhor.
Fonte: Proparnaiba
