Paulo Renato sofreu um infarto fulminante no hotel onde estava hospedado em São Roque, no interior de São Paulo. O velório acontece na Assembléia Legislativa de São Paulo.Líderes políticos de vários partidos, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Fernando Herique Cardoso, José Serra, Paulo Maluf e outros.
Paulo Renato foi ministro da Educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, entre janeiro de 1995 e dezembro de 2002.
Entre suas principais realizações está a criação do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) e do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), um novo sistema de redistribuição dos recursos destinados ao Ensino Fundamental, hoje chamado de Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).
Natural de Porto Alegre, o ex-ministro já apresentava um histórico de problemas cardíacos. Ontem, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Segundo informou o secretário da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, a morte aconteceu às 23h20 do sábado.