segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A PARTIR DA SEMANA QUE VEM O NORDESTE TERÁ 02 HORÁRIOS


O horário de verão deste ano começará à 0h do próximo dia 18 (um domingo), quando os relógios deverão ser adiantados uma hora no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A medida valerá até a meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010.

A mudança afetará os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Já o nordestino terá que ficar atento, pois, os horários nacionais, como o funcionamento bancário, redes de televisão e voos aéreos acompanharão o horário de Brasília, ou seja, o de verão.

A expectativa do ONS (Operador Nacional do Sistema) é que o horário de verão reduza até 5% a demanda de energia elétrica no país, o que significa uma economia de 1.800 megawatts nas três regiões onde a medida será implantada.

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, com duração de cinco meses. Até 1967 a mudança no horário ocorreu nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupções, com diferenças apenas nos Estados atingidos e no período de duração.