sábado, 21 de novembro de 2009

PARLAMENTAR PIAUIENSE NA DEFESA DOS APOSENTADOS

A vigília dos aposentados na Câmara dos Deputados, essa semana, e sua recente mudança de partido foram os temas abordados em Plenário, nesta sexta-feira (20), pelo senador Mão Santa (PSC-PI). O parlamentar acusou a Previdência Social de descumprir contrato firmado com os trabalhadores ao deixar de repassar aumento real aos benefícios, enquanto disse ter-se sentido traído pelo PMDB (que trocou pelo PSC) ao não defender sua candidatura, nas negociações políticas mantidas no Piauí, nas eleições de 2010.


Após exibir edição do jornal O Estado de S. Paulo da última quarta-feira (18), cuja foto da capa mostrava aposentados deitados em corredor da Câmara dos Deputados em vigília pela aprovação de projeto que acaba com o fator previdenciário, Mão Santa classificou o episódio como uma "vergonha" e cobrou o compromisso do Congresso de resgatar "a moral e a dignidade" dos aposentados.



Nesse mesmo discurso, aproveitou para justificar sua saída do PMDB dizendo ter-se recusado a deixar o partido "oferecer sua cabeça, como Salomé fez com João Batista, aos 'Herodes' do governo do Piauí". Iluminado por Deus, conforme se declarou, optou por se filiar ao PSC, onde "está muito feliz" e já participou, nesta quinta-feira (19), do primeiro programa eleitoral nacional.


Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou a adesão de Mão Santa à causa dos aposentados e advertiu que, se os projetos que garantem aumento real aos benefícios e acaba com o fator previdenciário não forem aprovados, o valor das aposentadorias e pensões "vai despencar".


Os peemedebistas Pedro Simon (RS) e Geraldo Mesquita Júnior (AC) lamentaram, também em aparte, a saída do senador pelo Piauí do partido. Simon fez críticas à direção nacional do PMDB por se recusar a ter candidatura própria nas últimas eleições presidenciais e considerou "ridícula" a decisão do partido de não impedir a saída de Mão Santa. Já Mesquita Júnior se comprometeu a participar da campanha de Mão Santa para as eleições de 2010 e dar seu testemunho sobre o trabalho realizado por ele no Senado.
Agência Senado