domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ex-cliente de Dirceu controla fatia maior da Eletronet

Nelson dos Santos, ex-cliente de José Dirceu, é o principal acionista privado da Eletronet, empresa em processo de falência que o governo planejava reativar para ser usada como "espinha dorsal" do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). A informação é da reportagem de Júlio Wiziack e Marcio Aith publicada neste sábado na Folha de São Paulo (íntegra disponível somente para assinantes do jornal ou do UOL).

De acordo com o texto, em 2003, quando foi solicitada a falência, a Eletronet tinha como sócios o governo, por meio da Lightpar, com 49% de participação, e a AES, com 51%. Em agosto de 2004, a companhia americana cedeu sua participação à Contem Canada Inc., sediada em Sherbrooke.
Ainda segundo a publicação, em 2005, Barioni vendeu 25% de sua participação na Eletronet para a Star Overseas, 'offshore' de Nelson dos Santos, por R$ 1. Após seis meses, Santos tornou-se sócio da Contem sem desembolsar por isso.
Já entre 2007 e 2009, Santos contratou o ex-ministro José Dirceu por R$ 620 mil no período, como revelou a Folha. Dirceu e Santos declararam que o dinheiro não foi para "lobby", mas foi pagamento por serviços de consultoria.