quarta-feira, 31 de março de 2010

Mão Santa defende aposentados e pede renúncia de presidente da Câmara dos Deputados

O senador Mão Santa (PSC-PI) pediu a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, por não ter colocado em votação os projetos de lei que beneficiam aposentados e pensionistas, como prometera a outros parlamentares. O senador afirmou que Temer não tem, também por isso, o direito de pleitear se candidatar a vice-presidente da República.

Os projetos são o que acaba com o fator previdenciário; o que repõe as perdas das aposentadorias; e o que vincula o reajuste de aposentadorias e pensões ao mesmo percentual do reajuste dado ao salário mínimo.
Mão Santa disse que a Câmara quer contrariar o pensamento do ex-presidente americano Abraham Lincoln, segundo o qual "se pode enganar a todos por algum tempo, ou a poucos por muito tempo, mas não a todos por todo o tempo". O senador disse que a Câmara dos Deputados já está sendo chamada de "Câmara de gás", por estar matando os aposentados.
O senador criticou a Câmara por ter realizado na segunda-feira (29) uma sessão solene em homenagem ao Dia dos Aposentados, transcorrido em 24 de janeiro. Para Mão Santa, a realização da homenagem em data tão distante da real foi "uma incoerência, um deboche".
- Eu fiz as contas: para pagar todos os velhinhos, dá um bilhão e duzentos milhões [de reais]. O [presidente] Luiz Inácio [Lula da Silva] já deu para os países vizinhos um bilhão e 500 milhões. Minha mãe me ensinou que a caridade, para ser boa, começa em casa - afirmou o parlamentar piauiense.
Fonte: Agência Senado