segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Beijo gay na TV, uma grande polêmica

É só falar em beijo gay na televisão que começa a polêmica. E a bola da vez é Marcelo Serrado, que está sendo atacado nas redes sociais por não concordar que a cena seja exibida em ‘Fina Estampa’.
O ator, que vive um homossexual assumidíssimo na novela das nove, conversou com o autor e amigo Walcir Carrasco e esclareceu que não é homofóbico e nem contra o beijo gay. Ele apenas considera o horário de ‘Fina Estampa’ inapropiado, devido à faixa etária do público.
Acusações e defesas à parte, é muito provável que este assunto ainda renda muito. Nem mesmo as personalidades da TV chegaram a um acordo. Ratinho, por exemplo, já deixou claro que não concorda. “Não sou contra o beijo, mas sim contra mostrar na televisão”, declarou em seu programa no dia em que o SBT mostrou o primeiro beijo gay da TV brasileira, no folhetim ‘Amor e Guerra’. “A sociedade não está preparada para ver isso”, disse.

A verdade é que nunca houve um proibição explícita na TV aberta, o que existe é o receio da opinião pública e a classificação indicativa. Esta última considerada por muitos como uma censura disfarçada, já que um órgão define o que deve ou não ser exibido durante a programação.
Talvez devido à esta “sugestão” do que é aceitável, as emissoras simplesmente não tem coragem de avançar o sinal. O SBT foi pioneiro e deu o primeiro passo, quase sete anos depois da tentativa de Glória Perez em ‘América’. O tão esperado beijo entre os personagens Junior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) foi vetado e nunca aconteceu.

O primeiro beijo gay da TV brasileira foi em Amor e Revolução do SBT
O primeiro beijo foi dado, mas ainda há um longo caminho pela frente. Enquanto isso, é válido combater o preconceito que ainda existe fora da telinha, na vida real, porque, depois disso, a aceitação na ficção será somente uma consequência.
Fonte: Yahoo