quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Governador Wilson Martins garante que Piauí terá mais de 350 Escolas de Tempo Integral até o final de 2012

Até o fim de 2012, a rede estadual de ensino contará com 356 escolas com jornada ampliada, dentro do projeto de expansão da rede de Unidades Educacionais de Tempo Integral. São 175 novas escolas, que se somam às 181 unidades cadastradas no Mais Educação até o fim do ano passado, o programa voltado para o Ensino de Tempo Integral.
O Mais Educação foi criado pela Portaria Interministerial 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, e constitui uma jornada de 7 horas diárias, cinco dias por semana. O programa tem como grande objetivo ampliar e qualificar o tempo escolar, complementando o trabalho pedagógico de sala de aula com atividades diversificadas em áreas tais como reforço escolar, esportes e lazer, cultura e artes, educação ambiental, direitos humanos, ciência da natureza, promoção da saúde, cultura digital e novas mídias. Com a implantação, serão mais de 30 mil alunos no novo regime.
O Ensino de Tempo Integral é uma das prioridades do governador Wilson Martins, dentro do entendimento de que a grande transformação econômica e social que o Piauí busca passa necessariamente por mais qualidade na educação. "Essa mudança é, de fato, uma revolução na educação e na vida das pessoas", diz o secretário estadual da Educação, Átila Lira.
A prioridade dada ao Ensino de Tempo Integral se traduziu em um importante esforço financeiro por parte do Estado. "O custeio aumentou em cerca de R$ 1 milhão por mês", observa Átila. "Mas é um investimento que vale a pena, pelo impacto transformador que a educação produz", frisa, lembrando que no ano passado o processo de implantação no novo regime chegou a 181 escolas. Em 2012, serão 175 novas escolas integradas ao Mais Educação, ampliação com recursos assegurados pelo Ministério da Educação.