sexta-feira, 20 de abril de 2012

Parnaibanos não Aprovam a Administração Zé Hamilton.

Teresina, não é 11 vezes maior que Parnaíba, lá a prefeitura construiu onze hospitais municipais espalhados em bairros com o objetivo de atender com maior rapidez e conforto os casos mais simples, as gestantes têm seus filhos nos hospitais próximos de casa, indo para o Hospital Evangelina Rosa, apenas os casos mais graves. Já o povo parnaibano, não tem a mesma atenção por parte da prefeitura. Com quase 150 mil habitantes, Parnaíba não tem sequer um hospital municipal.  Já teve, foram desativados. Você já ouviu algum vereador reclamar?  Algum vereador ergueu a voz para defender os hospitais que foram fechados? Vereador é para defender os interesses do povo e fiscalizar os atos do prefeito. Parnaíba, já teve dois hospitais municipais, um hospital psiquiátrico próximo ao bairro João XXII e o hospital para doenças infecto contagiosas, ao lado do hospital Dirceu. Foram fechados pela prefeitura e hoje, casos de meningite ou outras doenças infecto contagiosas, a cidade não tem aonde internar o doente.  O pronto socorro da AV. Capitão Claro, também foi fechado, poderia está atendendo aos casos mais simples da população que reside distante do Dirceu. Resta aos parnaibanos para atendimento gratuito de saúde, apenas o Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA).  O Dirceu foi construído há cerca de 30 anos, a obra foi trazida para Parnaíba a exemplo do psiquiátrico e o de doenças infecto contagiosas por Mão Santa. É hoje, um hospital de urgências mantido pelo governo do estado, funcionou mal no governo de Wellington Dias, que pagava baixos salários aos médicos.
O governador, Wilson Martins, vendo a precariedade da saúde em Parnaíba, vendo que a prefeitura apesar de receber todos os recursos da saúde, não mantém nenhum hospital municipal, com muita visão, o governador decidiu dar aumento salarial aos plantonistas do Hospital Dirceu e colocar equipes médicas de plantão em todos os turnos.
Parnaíba precisa de mudanças sérias na administração municipal. A prefeitura recebe muito dinheiro para garantir saúde pública, mas continua oferecendo apenas o programa federal de médico da família (PFS), com salários inferiores aos que são pagos em cidades pequenas do interior do Piauí, Ceará e Maranhão.  
Que é preciso mudanças, ninguém tem duvidas.  O secretario de saúde de fato, pode não ser de direito, tem mostrado que sabe fazer politicagem com o dinheiro do povo, mas de saúde pública está provado que não sabe nada.
Saúde pública é garantir atendimento com resolutividade, não é negociata com doação de prédios comprados com o dinheiro dos impostos pagos pelo povo. Esse modelo administrativo está reprovado. É necessário mudar parnaibano, ninguém aguenta mais a saúde do município esta doente enquanto.
Por João Carlos Guimarães