terça-feira, 10 de julho de 2012

BNDES financia subcompacto "nacionalizado" da Volkswagen

A Volkswagen do Brasil terá R$ 342 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) para desenvolver um veículo subcompacto (com peças nacionalizadas), um sedã médio e a modernização de outros modelos produzidos pela montadora no País. O Up é considerado um subcompacto.
Além de buscar o aprimoramento de tecnologias, a modernização dos veículos lançados no mercado brasileiro (acompanhando o europeu), inclusive com alterações estéticas, o financiamento inclui o apoio aos projetos sociais Costurando o Futuro e Aceleração da Aprendizagem, da Fundação Volkswagen. 
No primeiro, moradores de baixa renda no entorno das fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) terão oficinas de costura e confecção de bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes de colaboradores que seriam descartados. Segundo o Bndes, o projeto tem "foco social e relevância ambiental, ao reduzir o descarte de materiais."
O "Aceleração da Aprendizagem" é realizado em Resende e outros municípios do Rio de Janeiro e será ampliado ao Espírito Santo. O projeto tem o objetivo de reduzir a evasão escolar com a formação continuada de professores e gestores "para trabalhar especialmente com os alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem com defasagem de série-idade."
Fonte: Mauro Sampaio