quarta-feira, 11 de julho de 2012

FHC afirma que partidos se tornaram 'apenas siglas'

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se disse "preocupado" com o que vê como uma dissolução das visões partidárias no Brasil e no mundo, resumindo as agremiações a meras siglas em meio à disputa para a formação de alianças nas eleições municipais deste ano.
Para FHC, falta debate no país e firmeza nas posições políticas dos partidos.
"Agora cada um vai buscar maximizar suas chances eleitorais, sem se preocupar muito com o que vai acontecer depois, e muito menos se há choques entre as visões dos partidos, mesmo porque essas visões estão se diluindo de uma maneira preocupante", disse o ex-presidente. "Os partidos estão crescentemente sendo só siglas." 
FHC conversou ontem com correspondentes brasileiros em Washington, horas antes de receber o Prêmio Kluge -reconhecimento à sua produção acadêmica pelo qual recebeu US$ 1 milhão da Biblioteca do Congresso dos EUA.
Na delegação de tucanos que o acompanhou eram esperados o senador Aécio Neves (MG), o presidente da sigla, Sérgio Guerra, e o ex-senador Tasso Jereissatti (CE).
FHC negou, porém, que o que vê como "dissolução da visão partidária" prejudique o ato de fazer oposição. Para ele "oposição não se faz a partir de uma sigla, mas de uma posição política".
O que falta, afirmou, é debate político. "O exemplo que eu dou é o petróleo. Que se discutiu da lei do petróleo? A distribuição de royalties que ainda não existem. O modelo foi discutido? Não."
O tucano criticou ainda a atual política industrial, por erguer barreiras vistas como protecionistas sem investir na produtividade, e refutou a ideia defendida pelo governo Dilma de que o país é vítima de uma "guerra cambial" alimentada pelas economias avançadas. 
Fonte: Folha de São Paulo