domingo, 8 de julho de 2012

FHC vai receber prêmio nos EUA

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) vai receber o Prêmio John W. Kluge, da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, terça-feira em Washington. A honraria tem o valor de 1 milhão de dólares e o vencedor é escolhido por 3.000 intelectuais e personalidades públicas em todo mundo.  
Fernando Henrique é o oitavo ganhador do prêmio, que é concedido desde 2003 a pensadores da área de humanas. Ele é o primeiro intelectual latino-americano a ser homenageado.
O site da Biblioteca do Congresso americano destaca que o brasileiro envolveu-se em questões variadas como as relações raciais (como no livro de 1962, Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional: o Negro na Sociedade Escravocrata do Rio Grande do Sul) e a dependência econômica na economia global (como em seu livro mais conhecido, Dependência e Desenvolvimento na América Latina, escrito em 1969 com Enzo Faletto).
Com relação à atuação política de FHC, os americanos escreveram: “talvez a maior prova de sua realização intelectual é que seus sucessores continuaram muitas das suas políticas e asseguraram seu legado como um dos maiores líderes do Brasil”.
Fernando Henrique Cardoso tem 81 anos, escreveu cerca de 20 livros e contribui periodicamente para jornais de circulação nacional. Ele é integrante do Conselho Curador da Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso e presidente de honra do Diretório Nacional do PSDB, partido que ajudou a fundar na década de 1980, na época da Constituinte.
Fonte: Portal da Band