domingo, 26 de junho de 2011

Deu no Pedro Alcântara: Governador Wilsão vai reduzir o salário de delegados

GOVERNO VAI REDUZIR SALARIO DE DELEGADOS O governo planeja reduzir o salário dos Delegados de Policia Civil que ganham acima do teto, ou seja, mais que o governador. A informação é dos próprios policiais. Eles ainda não foram informados oficialmente, ma s o governo vai aplicar o redutor para quem percebe acima de R$ 12 mil, salário do governador. Há na Secretaria de Segurança três categorias de Delegados. O 3ª classe, o 2ª classe e o Especial, também chamado d e 1ª classe. Esses, ganham salários que variam de 15 a 18 mil reais. Isso vai acabar. Quem ganha mais que o chefe do executivo vai sofrer o redutor. A Medida está sendo implementada para vigorar a partir do pagamento de julho, descontados nos contracheques que saem em agosto. Na secretaria de Administração servidores e chefes não falam sobre o assunto. O secretario Paulo Ivana não foi ouvido.
PARA TODOS
O plano do governo é aplicar o redutor em todas as categorias daqui pra frente. A redução vai alcançar até a turma da Fazenda que tem decisão judicial não transitada e recebe valores acima do teto. O governo vai tentar reformar as decisões, derrubar as liminares e aplicar o redutor.

COISA ANTIGA
O redutor salarial na estrutura do governo Do Estado do Piauí é coisa antiga. Vem desde os tempos do segundo governo Alberto Silva. A categoria mais atingida é exatamente a dos Policiais Militares. Os oficiais da PM sabem muito bem do que se trata. Eles, indistintamente, tem o redutor no contracheque.

O LETÍGIO COM TOCANTINS
Este Diário publicou semana passada, matéria em que, o governador Wilson Martins dizia que, o letígio na divisa entre Piauí eTocatins é de pura e exclusiva competência dos moradores do local. Ora, para que serve então a autoridade? Será que vai ser preciso derramamento e sangue para se tomar uma medida saneadora?

ESTADO PRESENTE
O governo e não necessariamente a figura do governador, não pode se omitir nesse fato. O Estado obrigatoriamente tem que defender seu território. O governador de Tocantins não tem o mesmo pensamento do governador Wilson Martins. Para ele, as terras da divisa são tocantinenses. Isso tem estimulado as desavenças. Lavar as mãos como Pilatos e entregar os piauienses que lá residem, a própria sorte é, no mínimo, um desprezo. Sem se falar no prejuízo pelo não recolhimento do ICMS da produção do Cerrado que pro ali escoa.

FESTIVAL DE INVERNO
A vai que se ouviu na abertura do VIII Festival de Inverno de Pedro II, não foi diretamente para o governador Wilson Martins. A vai foi coletiva e alcançou todas as autoridades que estavam no palanque. Todo ato tem sua motivação. Foram dois, os motivos que levaram o povo vaiar o chefe do executivo e sua comitiva. 1- O atraso para o inicio da solenidade. 2- Os longos, enfadonhos e cansativos discursos. As pessoas estavam na praça desde cedo, 18h30m. O governador e demais autoridades subiram no palco depois das 22h30m. Aí ninguém aguenta o lero, lero.

AVISO AO NAVEGANTES
A Agencia Nacional de Transportes Terrestre(ANTT), informa. Vai haver reajuste nas tarifas de ônibus interestaduais. O percentual vai girar em torno de 5.17% a partir de 1° de julho.

Se essa moda pega, os coletivos urbanos, suburbanos e intermunicipais vão querer também.
LIXO HOSPITALAR
A questão do lixo hospitalar de Teresina depositado no aterro sanitário da cidade e não incinerado como mandam as Leis nacional, estadual, municipal e Resoluções da ANVISA e de do Conama, bem que merecia a atenção do Ministério Público] do Meio Ambiente e também, da Promotoria da Saúde. Afinal, estamos falando de saúde pública de forma coletiva.

DISPUTA
Não vai ser fácil para o desembargador Augusto Falcão conquistar a presidência do Tribunal de Justiça do Estado ano que vem. Tem gente também querendo sentar na cadeira hoje ocupada pelo desembargador Edvaldo Moura. Pode haver disputa.

MEDALHA DE OURO
A TV Globo prestou um relevantíssimo serviço ao Piauí, quando deu amplo destaque a conquista de medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática por estudantes de uma Escola pública da Cidade de Cocal dos Alves, do Piauí. Mesmo assim, aind atem jornalista de São Paulo que duvida e pede para que se conte outra piada.

NOTAS & NÓTULAS
*Os meninos do Piauí que ganharam a Olimpíada Nacional de Matemática, vão ganhar também, a medalha do Mérito Renascença em outubro, no dia do Piauí.

*O letígio na divisa do Piauí com Tocantins, mostra claramente, como é viável e, sobretudo necessária, a divisão do estado para criação do Gurgueia. Se lá fosse Gurguéia com a capital Alvorada ali bem pertinho,, sem dúvidas, a situação seria outra. Alguém aí duvida?
*Uma poderosa rede nacional de TV tentou adquirir exclusividade para cobrir o Festival de Inverno de Pedro II. O prefeito Alvimar Martins não aceitou. Preferiu ficar com os atuais parceiros.