Toda vez que Kate Middleton põe seu pezinho de princesa na rua, garotas do mundo todo querem saber o que veste. Não só ela: Pippa Middleton, sua irmã mais jovem e mais bronzeada, também virou alvo dessa obsessão - graças, principalmente, ao vestido sexy na medida certa que usou no casamento de Kate com o príncipe William. Para sorte das aficionadas por moda e, principalmente, da indústria britânica, as duas têm apostado em roupas acessíveis nos quesitos preço e estilo. Vestem peças de anos atrás, são clientes de grandes redes como a Zara, repetem sapatos adoidado e não desfilam com it-bags lançadas do outro lado do Canal da Mancha. Resultado? Tudo o que usam voa rapidamente das araras, um fenômeno batizado de "efeito Middleton".
Vestido esgotou nos EUA
Kate deu a primeira pista de que continuaria antenada com a plebe quando deixou o Palácio de Buckingham, no dia seguinte ao seu casamento, com um vestidinho da Zara (pechincha de 49,99 libras, o equivalente a R$ 130) e uma anabela da coleção de 2009 da rede inglesa L.K. Bennett - sapato que, aliás, ela usa dia sim, outro também. Mas nada se compara ao frenesi em torno do vestido que escolheu para a visita do casal Obama a Londres, no mês passado, da inglesa Reiss. A peça, que custava 175 libras (R$ 445), foi tão procurada que o site da marca saiu do ar poucas horas depois da divulgação de fotos oficiais do encontro. Kate segue a cartilha da própria Michelle Obama, que costuma incluir no seu guarda-roupa peças de redes populares de seu país. Agora, a primeira-dama americana parece ter ganho uma rival à altura.
- Nos Estados Unidos, o estoque do vestido usado por Kate terminou antes mesmo de as lojas abrirem. As pessoas ligaram para o serviço de atendimento ao consumidor e compraram pelo telefone mesmo - conta David Reiss, dono da marca.
Pippa, a irmã mais nova, ainda não "derruba" páginas na internet, mas recebeu convites para estampar a capa de praticamente todas as revistas de moda e celebridades da Inglaterra. Ainda não se sabe que título vai sair na frente, e a expectativa só aumenta com os rumores de que ela estaria namorando o príncipe Harry.
- A mídia está obcecada por Pippa porque ela é solteira, atraente, festeira e tem conexões poderosas - analisa Roger Tredre, coordenador do mestrado em Jornalismo de Moda do Central Saint Martins College, de Londres.
Enquanto a primeira capa não vem, Pippa é flagrada pelos paparazzi com a combinação de sorriso máximo, shortinhos soltos e, ops!, meia-calça cor da pele. O que poderia ser um pecado fashion sem perdão também foi revertido em vendas. A procura por meias "nude" cresceu até 85% este ano em redes como a Marks&Spencer.
Fonte: Globo online