segunda-feira, 21 de junho de 2010

Governo aplica calote e condutores de veículos 'pagam o pato'

Dívida do Detran faz empresa suspender emissão de CNH
Desde ontem (21) nenhum condutor pode mais renovar ou receber carteira de habitação no Piauí. A empresa ICE Card, que tem sede em São Paulo e é responsável pela emissão das CNHs, tirou o site de habilitação do ar e o sistema ficou paralisado. O motivo são dez meses de atraso no pagamento que já beira R$ 3,6 milhões.

O advogado da ICE Card, Cleanto Jales, informou que, segundo o direito Administrativo, qualquer fornecedor só pode suspender trabalho feito com o Governo após 90 dias, mas, no caso, a empresa está há mais de dez meses sem receber pagamento.
A empresa ICE Card é a mesma que faz os cartões telefônicos e trabalha também com a gestão dos Detrans de vários estados como Rio Grande do Sul, Tocantis, Goiás, Santa Catarina e Piauí. No caso do Piauí, a empresa foi contratada para resolver problemas com as CNHs no estado e agilizar a emissão das carteiras de motorista.
"O proprietário da empresa comunicou que estava suspendendo os trabalhos e parando o site do Detran do Piauí, por falta de pagamento. São mais de dez meses sem pagamento e o valor é alto, é quase R$ 3,6 milhões", informou o advogado Cleanto Jales, que representa a empresa no Piauí.
Ele informou que o proprietário da empresa estava suspendendo os serviços de CNH até que se confirmasse o pagamento. "Pelo que soubemos, o Estado não tem dinheiro para o pagamento de fornecedores. O Detran também deixou de ter conta própria e todo o dinheiro agora cai na conta única. Então, a empresa colocou o site de habilitação fora do ar e paralisou o sistema", emendou Cleanto Jales.
O diretor geral do Detran-PI, Wellington Camarço, afirmou que o pagamento para a empresa ICE Card está sendo resolvido. Um deposito foi feito na sexta-feira, mas por problemas administrativos, a empresa ainda não visualizou isso, mas em dois dias o problema estará solucionado.
Fonte: Diário do Povo