terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Tartaruga de pente e o início da temporada reprodutiva no litoral piauiense

Na tarde do último domingo, dia 25, os técnicos do Projeto Tartarugas do Delta foram informados sobre a ocorrência de uma desova de tartaruga marinha, conhecida como tartaruga de pente ou tartaruga verdadeira, na praia do Coqueiro, próximo a Vila do Itaqui, na cidade de Luís Correia no litoral do Piauí.
Segundo depoimento de colaboradores, a subida da fêmea aconteceu por volta das 16h30 onde a mesma ficou realizando movimentos que caracterizam a desova durante aproximadamente uma hora.
Ao chegar ao local, a equipe recebeu todas as informações dos colaboradores André e Breno Rodrigues, que além de acompanharem o processo realizaram ações para garantir a tranquilidade do animal durante o comportamento reprodutivo da fêmea, conforme orientações realizadas pelo projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, André e Breno ainda cederam, gentilmente, material fotográfico e imagens desta ocorrência.
"Não foi confirmada a desova propriamente dita, ou seja, mesmo subindo para desovar, a fêmea não depositou os ovos na areia, sendo este um procedimento normal. Contudo, esta fêmea poderá retornar nos próximos dias para realizar a postura em nosso litoral", informou a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana.
Esta atividade marca o início da temporada reprodutiva 2012 das tartarugas marinhas no litoral do Piauí que se estenderá até o mês de agosto com subida de fêmeas para postura e nascimento de filhotes.
Fonte: 180graus